Atendimento

A forma de atendimento de uma doula pode variar de profissional para profissional, visto que não há um padrão ou protocolo fechado para realização deste trabalho. Descrevemos aqui, a forma como estruturamos o nosso atendimento.

O contato da gestante, ou casal grávido, poderá acontecer em qualquer fase gestacional, inclusive após 38 semanas. Após um encontro informal e contratação do serviço, nosso atendimento irá se estruturar em três etapas: visitas pré-natais, trabalho de parto e visita pós-parto.

Visitas pré-natais

Serão em número variável, conforme a idade gestacional. São para estabelecimento de vínculo entre a doula e o casal grávido e para que possamos conhecer suas expectativas e anseios em relação ao parto. Durante as visitas iremos:

- expor sobre a fisiologia do nascimento, fases do trabalho de parto, dor e recursos não farmacológicos disponíveis para alívio;
- elaborar o plano de parto (conforme recomendação da OMS);
- fornecer dicas sobre técnicas respiratórias e exercícios físicos que poderão ser feitos diariamente a fim de melhor preparar o casal para o momento do parto.

Trabalho de parto

A partir do momento em que se identifica o trabalho de parto, passamos a acompanhar a mulher até o nascimento do bebê. Normalmente, o início desse acompanhamento se dá em casa e fnaliza-se no hospital, a menos que a mulher tenha previamente optado por um parto domiciliar. Nesta etapa oferecemos suporte físico e emocional ao casal através de:

- massagens e banhos;
- sugestões de técnicas respiratórias;
- estímulo à mudança de posição e busca pela que seja mais confortável à mulher;
- apoio continuado com palavras de incentivo, encorajamento e carinho;
- cuidados para que o ambiente seja o mais íntimo e acolhedor possível e para que as necessidades de conforto da mulher sejam atendidas.

Após o nascimento iremos cuidar para que o vínculo mãe/bebê se estabeleça de forma positiva, através do contato pele a pele e estímulo da primeira mamada. Quando possível, auxiliaremos ainda o pai no primeiro banho do bebê. Estando assegurado o bem estar da nova família, nos ausentamos deixando que sigam usufruindo deste momento de vibrações tão intensas e elevadas.

Visita pós-parto

De três a sete dias após o nascimento, faremos uma visita à nova família. O objetivo desta visita é possibilitar que a mãe conte seu parto, permitindo que ela fale de forma sincera sobre sua experiência e, assim, possa expor eventuais angústias, tristezas ou frustrações. Essa “elaboração do parto”é de grande importância para a mulher, para que se sinta acolhida e possa trabalhar qualquer mágoa ou culpa que tenha se estabelecido.

Na visita pós-parto também iremos nos assegurar do sucesso da amamentação e em caso de dificuldades entraremos com um atendimento mais específico em aleitamento materno. Outras dicas e técnicas para vivenciar de forma positiva este momento inicial da vida de um bebê, também serão fornecidas.



Elaborado por:
Inês Baylão - Doula de parto